Imagem capa - Do newborn de raiz ao lifestyle por Elysée Nyland

Do newborn de raiz ao lifestyle



A sessão newborn caiu definitivamente no gosto dos brasileiros e nos últimos sete anos, evoluiu muito - como em toda a profissão emergente. Entre as famílias tem sido cultivada a tradição de realizar aquelas fotos fofas dentro de cestinhos e com poses amáveis! Torna-se quase imperativo - quando é descoberta a gestação - a garantia do agendamento desse tipo de sessão fotográfica.

Alguns profissionais da fotografia se especializaram em sessões de recém nascidos e podem, assim, garantir fotos incríveis com toda a segurança e acolhimento necessário para essa fase especial. Trata-se de um segmento delicado, onde o profissional precisa obrigatoriamente se especializar em RN (recém nascido). É imprescindível fazer cursos específicos que o torne hábil a entender as partes fisiológica e psicológica, bem como as características específicas dos pequenos.

Para esse momento sensível, sempre que vejo interesse do cliente por uma fotografia mais orgânica, sem interferências, eu ofereço as sessões lifestyle. Aquelas fotos que contam a história do recém nascido e podem ser feitas até o primeiro mês de idade do bebê sem a necessidade emergencial de acontecer nos primeiros quinze dias de vida.

A minha formação como jornalista faz com que eu tenha um apego emocional muito intenso com essas sessões! Nelas eu posso contar histórias que emocionam. Conceitualmente são feitas com o bebê no seu cotidiano, dentro do seu ambiente, da forma mais natural, respeitosa e documental possível.

Não há dúvidas de que existem profissionais para todos os estilos. E eu ainda realizo muitas sessões de newborn tradicional - minha especialidade. Mas, fico feliz pelas sessões lifestyle estarem caindo em gosto popular e torço para que cada vez mais fotógrafos percebam a importância de uma pose segura e da contínua especialização para ambas as categorias.

Em estúdio ou na casa do cliente. Com luz natural ou artificial. Com atendimento em quantidade ou atendimento VIP, você deve escolher o profissional que garanta a segurança do bebê. Confirme se a pessoa é capacitada e se há uma especialização de fato. É importante certificar se o estilo do profissional combina com o seu gosto e principalmente se ele conseguirá transformar esse sonho em uma bela recordação para a vida inteira.