Imagem capa - Processo criativo na fotografia - A importância de consumir beleza  por Elysée Nyland

Processo criativo na fotografia - A importância de consumir beleza 

Você sabe o que está por trás de uma boa fotografia? Se você acha que equipamento de qualidade é essencial, está super enganado. Nós temos certeza que você conhece alguém, (não profissional) que pensa e compõe uma imagem de forma harmônica, traduzindo uma estética elevada. Nós vamos explicar o motivo de algumas pessoas enxergarem uma imagem perfeitamente “instagramável” e outras não.  

O que julgamos belo está relacionado diretamente com as experiências individuais de cada pessoa. Absolutamente todas as experiências culturais e intelectuais afetam diretamente a maneira que vislumbramos o mundo, a fotografia é um emaranhado dessas vivências, por isso é autoral. Você poderá fotografar a mesma coisa que outra pessoa e mesmo assim as imagens ficarão diferentes, pois cada indivíduo elabora a cena de acordo com a sua bagagem.  

Os cursos relacionados a técnica fotográfica e composição vão ser base teórica e amparo para uma boa imagem, o equipamento ou celular com capacidade ideal e qualidade, também são ferramentas auxiliares para um desempenho favorável, mas saiba que não adianta você investir em cursos e não usufruir de experiências como viajar, ler, estudar assuntos diversos e apreciar outras vertentes artísticas. Assim, compreende-se o quanto há fotógrafos instruídos fazendo um “feijão com arroz” diário, em virtude da comodidade e precário desenvolvimento pessoal. 

A principal dica para que esse ponto seja trabalhado dentro de nós é ver beleza! Viver e sentir coisas positivas e agradáveis. Aquele passeio na cafeteria decorada, às experiencias gastronômicas, os passeios, incluindo toda situação que desvia da rotina. As percepções de mundo modificam ampliando as conexões, qualificando o repertório e consequentemente refletindo no seu comportamento e capacidade de estruturar boas fotografias.